Gnann & Souza Advogados > Artigos > Direito Imobiliário: idoneidade da construtora, revisar o contrato e conferir se as parcelas cabem no seu orçamento não é o mais importante

Blog

Confira o que acontece no escritório Gnann & Souza Advogados e no judiciário.

Direito Imobiliário: idoneidade da construtora, revisar o contrato e conferir se as parcelas cabem no seu orçamento não é o mais importante

Você sabia que pesquisar sobre a idoneidade da construtora, revisar o contrato e conferir se as parcelas cabem no seu orçamento não é o mais importante?

Para adquirir um imóvel de forma segura, é necessário, antes de mais nada, saber todos os procedimentos para a compra do imóvel.

Praticamente todas as pessoas sonham com a “casa própria”, ter um lugar para chamar de seu, para chamar de lar.

Porém, a aquisição de um imóvel pode se tornar um pesadelo quando realizada sem o devido conhecimento e orientações necessárias.

Através de buscas no Google, por exemplo, é possível encontrar dezenas de dicas, praticamente todas elas muito parecidas, como pesquisar a idoneidade da construtora, certidão negativa, orçamento e várias outras neste sentido.

Porém, apesar de necessárias todas as medidas acima, ainda não é o suficiente.

Antes de tudo isso, você precisa entender como funciona todo o procedimento de aquisição de um imóvel, seja ele novo ou usado.

Lembrando que se comprar direto da construtora o procedimento é um e se comprar usado, o procedimento é outro.

Neste tópico irei abordar, principalmente, imóveis adquiridos na planta por construtoras.

Se você quer adquirir sua casa própria, antes de mais nada, entenda como funciona os procedimentos, pesquise, descubra sobre as terminologias para que, assim, seja mais difícil ser ludibriado ou confundido.

Infelizmente, hoje em dia, nem tudo é como parece e temos que ter muita cautela.

Lembro-me de quando fui adquirir o meu primeiro imóvel, um apartamento na planta. No stand de vendas foram passadas diversas informações errôneas pelo corretor, e ali, naquele momento, ouvi tantos absurdos que sequer consigo numerá-los.

Já trabalhei em cartório de registro de imóveis, atuei em stand de vendas no setor jurídico para elucidar as dúvidas de adquirentes e atuo, hoje, em direito imobiliário, em favor dos consumidores.

E então, de forma didática, tentei explicar que as informações, o procedimento e as garantias que ele me oferecia, não eram exatamente daquela forma, mas sem sucesso.

Por fim, deixei pra lá e prossegui com a compra, ignorando as informações errôneas. Afinal, tenho clientes que também são corretores de imóveis e foram prejudicados pela própria construtora que prestavam serviços, pois o corretor trabalha com as ferramentas e informações que lhe são ofertadas, e detém o conhecimento sobre a venda e procedimento realizados apenas no Stand.

E enfim, após a assinatura do contrato, até o financiamento ou a entrega do empreendimento, muita coisa pode acontecer e é nesse período que o sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo.

Pesquisar sobre a idoneidade da empresa, é imprescindível, mas é apenas mais um dos cuidados necessários para adquirir um imóvel com segurança.

Revisar o contrato é necessário, mas dói quando um cliente pede a revisão contratual, sem saber todo o procedimento de aquisição imobiliária. Afinal, revisar o contrato, nos atemos nas cláusulas contratuais e os maiores problemas que podem surgir, não estão no contrato de promessa de venda e compra.

Portanto, se você quer adquirir um imóvel com segurança e fazer com que esse sonho se realize e não se torne um pesadelo, há uma série de coisas que precisam ser feitas.

E o primeiro passo é entender todo o procedimento da aquisição imobiliária, todas as possibilidades e situações que possam surgir, para depois, começar a realizar as pesquisas necessárias.

Então, fique ligado, siga as nossas redes sociais, que iremos compartilhar diversas dicas sobre aquisição imobiliária e como funciona esse procedimento.

Um grande abraço!

Andressa Gnann

Sócia do escritório Gnann & Souza Advogados

 

Voltar
Compartilhe

News

Mantenha-se atualizado

15.06.2021

Assessoria na Venda e compra de Imóveis:

A assessoria jurídica na compra e venda de imóveis, tem como objetivo eliminar os riscos da negociação entre comprador e vendedor. Por meio da assessoria jurídica, o comprador ou vendedor […]